
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), confirmou que participará da agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste sábado (25), em Campo Verde (MT). O encontro ocorrerá às 10h, no Assentamento Santo Antônio da Fartura, durante a cerimônia de lançamento do Programa Solo.
A presença de Mendes marca o primeiro compromisso conjunto com o presidente após episódios de distanciamento institucional. Nos últimos meses, Mauro Mendes participou de manifestações em apoio à anistia dos condenados pelos atos de 8 de janeiro, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que contribuiu para o clima de afastamento entre os governos estadual e federal.
Em abril, o governador não participou da visita de Lula à região do Xingu, alegando não ter sido convidado. A ausência gerou especulações sobre tensões políticas entre os dois.
Durante entrevista nesta quinta-feira (22), Mauro afirmou que, apesar das divergências ideológicas, irá ao evento por respeito ao cargo presidencial. “É o presidente do país, e eu represento o estado de Mato Grosso. Independente de pensamento partidário, temos que respeitar as instituições”, declarou.
A visita de Lula, inicialmente marcada para o dia 18, foi adiada por conta da viagem do presidente ao Uruguai, onde participou do velório do ex-presidente José “Pepe” Mujica, em Montevidéu.