
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), divulgou nesta sexta-feira (23) um vídeo nas redes sociais em que mostra as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas da capital praticamente vazias no fim da semana. A gravação foi feita na UPA do bairro Jardim Leblon e tem como objetivo alertar sobre o uso indevido das unidades de saúde.
“Você vai perceber, ó, as UPAs e Policlínicas na sexta-feira estão praticamente vazias, mas aposte comigo, segunda-feira vai estar tudo lotado”, disse Abilio na gravação.
Segundo ele, há um aumento considerável no número de pessoas que procuram as unidades nas segundas-feiras apenas para conseguir atestados médicos, o que sobrecarrega o sistema e prejudica quem realmente necessita de atendimento de urgência.
“Quantidade de casos com a única finalidade de pedir atestado. E isso acaba prejudicando as pessoas que realmente precisam do atendimento de saúde durante esses dias da semana”, afirmou o prefeito.
Ele ainda reconheceu que há demandas legítimas nas UPAs, mas destacou que a proporção de pessoas que buscam apenas atestados chega a ser quatro vezes maior que a de pacientes em busca de cuidados médicos reais.
“Esse comportamento a gente não pode continuar tendo nas nossas unidades de saúde, porque está prejudicando aquelas pessoas que realmente precisam do atendimento com finalidades que não correspondem à boa conduta do trabalhador”, completou.
Abilio encerrou o vídeo pedindo a colaboração da população: “Use a unidade de saúde para cuidar da sua saúde e a saúde dos seus familiares. Vamos para cima. Valeu. Obrigado pela compreensão”, disse.