Pesquisar
Close this search box.

MONKEYPOX

Sorriso tem um caso suspeito de varíola dos macacos

Após a coleta, será realizada a notificação ao Estado. Município já elaborou plano de contingência contra a enfermidade

Publicado em

Um caso suspeito da varíola dos macacos está sendo investigada pela Vigilância de Saúde na cidade de Sorriso. A coleta do material para exame será realizada nesta quinta-feira (04.08), após isso será feita a notificação oficial do caso suspeito à Secretaria de Estado de Saúde.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o o paciente chegou de viagem de uma região com registros de casos confirmados da doença e procurou atendimento em um ambulatório médico particular, na tarde de quarta-feira (03.08).

O paciente realizou o procedimento indicado para o caso suspeito, segundo a coordenadoria de Vigilância em Saúde. “O paciente está bem, mas como existe a possibilidade diante dos sintomas e de ter vindo de uma área com casos confirmados, vamos fazer a coleta de material e seguir monitorando”, afirmou a coordenadora Taynná Vacaro.

A enfermidade apresenta entre os principais sintomas febre súbita, forte e intensa, dor de cabeça (cefaleia), náusea, exaustão, cansaço, aparecimento de inchaços na região do pescoço, axilas, e também na região perigenital, além de feridas ou lesões pelo corpo.

Conforme o gestor da Semsas, Sílvio Stolfo, um plano de contingência foi elaborado pelo Município, o plano inclusive, já foi apresentado aos membros do Conselho Municipal de Saúde. Silvio frisa que qualquer paciente com caso suspeito pode e deve procurar qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) sara Akemi Ichicava para consulta e acompanhamento. O secretário destaca que a partir da análise clínica dos sintomas, o paciente é encaminhado para testagem, feita no Estado pelo Lacem Mato Grosso e monitoramento dos sintomas e da rede de contatos.

No país

Para monitorar os casos e dar o apoio necessário, o Ministério da Saúde criou a sala de monitoramento em 23 de maio. No dia 07 de junho foi confirmado o primeiro caso no país. O primeiro óbito foi registrado no país no dia 28 de julho. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 41 anos de idade, imunossuprimido, com outras comorbidades relevantes e histórico de tratamento quimioterápico.

Até o momento, mais de 19 mil casos foram confirmados em 76 países, onde a doença não é endêmica. Segundo o Ministério da Saúde, até ontem, dia 02 de agosto, 1.369 casos foram registrados no país.

O que é a Monkeypox

A varíola dos macacos foi diagnosticada e identificada pela primeira vez no século ado, na década de 60, e leva o nome de Monkeypox porque foi identificada pela primeira vez na espécie, dessa forma ficou conhecida no mundo científico como “varíola dos macacos”.

COMENTE ABAIXO:
ment

CIDADES

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI