Por determinação do prefeito Ari Lafin, equipes de manutenção da Prefeitura Municipal de Sorriso têm atuado desde a noite de sexta-feira (6), em resposta aos danos provocados por uma intensa chuva que danificou diversos prédios públicos da localidade.
O evento climático, que registrou 100mm de precipitação segundo pluviômetros na região central e 90mm conforme estação meteorológica de uma esmagadora de milho, desencadeou uma série de transtornos na estrutura da cidade.
Os estragos atingiram a capela mortuária Lourdes Acco Vozniak, onde uma infiltração comprometeu a integridade do teto, e também impactaram as obras de ampliação da Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava. O Paço Municipal, a Farmácia 24 horas, a escola Aureliano Pereira da Silva e CEMEIS São Domingos também foram afetados, necessitando de reparos emergenciais pós-chuva.
Na MT 242, sentido Nova Ubiratã, o trabalho também é realizado para instalar caixas de contenção com o objetivo de evitar danos nas aduelas de canalização previamente instaladas para prevenir assoreamento no rio Lira. As equipes, que estiveram atuantes durante todo o fim de semana, estão sob coordenação do secretário de Obras e Serviços Públicos, Milton Geller.
Incidentes adicionais incluem afundamento nas pistas da Perimetral Sudeste, próximo ao posto Idasa, e na Avenida Claudino Frâncio, além da queda de uma palmeira Imperial sobre veículos na rua Mário Spinelli.
Não houve feridos e filhotes de araras que estavam em ninhos na palmeira foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros.
O prefeito Ari Lafin, em reunião com as equipes, ressaltou:
“Infelizmente são transtornos comuns para as primeiras chuvas. Destacamos que desde a noite de ontem trabalhamos de forma intensa para minimizar os impactos desses transtornos”.